sexta-feira, 25 de março de 2011

CROWDSOURCING



Crowdsourcing é um termo que foi apresentado pela primeira vez por Jeff Howe no artigo “The Rise of Crowdsourcing” na revista Wired em 2006.

Este novo conceito baseia-se na noção de que, um conjunto aberto de pessoas pode fornecer informações mais eficientes do que um único indivíduo, mesmo sendo especializado. É uma inovação que pretende capitalizar economicamente o que a classe não profissional cria e desenvolve. Surge como consequência da Web 2.0 e das suas plataformas características, desenvolvidas no sentido do aproveitamento da inteligência colectiva, que estimulam a participação do usuário como consumidor produtor (prosumers).

O Crowdsourcing surgiu de forma espontânea, através do site IStockphoto que fornecia um simples serviço de troca de imagens entre um grupo de designers gráficos. Daí para cá temos vindo a assistir ao aparecimento de inúmeros sites, que têm tornado aquilo que começou como um hobby, num modelo de negócio inovador e auto-suficiente que conquistou uma popularidade global.

1 comentário:

  1. Foi por volta de 2001 que a partir de uma fotografia Macro do Olho de Sir Christopher (gato persa que acompanhava as noitadas de trabalho criativo), que publiquei a minha primeira foto no Istockphoto.
    Uma Macro soberba, em que a Olympus C2500 Zoom (a primeira 2 megapixeis com 10x Zoom óptico) ajudou a mostrar os detalhes de irrigação e elevações daquele olho brutal que se tornou célebre.
    O Sucesso desta Foto traduziu-se numas dezenas de compras/downloads da mesma ganhando assim eu créditos para comprar outras imagens.
    Foi o início de mais uma aventura em termos de presença, trabalho, partilha e comunidade que ainda hj continua...

    ResponderEliminar