GLOSSÁRIO

A

Adwords
São anúncios que têm a forma de links patrocinados, trata-se de um serviço que é prestado pela Google. Sendo uma técnica de SEM implica um custo por clique (CPC), que será negociado mediante as palavras-chave escolhidas pelo anunciante. Podemos dizer que é uma forma de publicidade altamente segmentada.

Acessibilidade
A acessibilidade tem a ver com as normas de W3C, cujo objectivo reside no facto de permitir que todos os utilizadores possam ter acesso aos websites, independentemente de serem portadores de alguma deficiência.

ActionScript
ActionScript é uma linguagem de programação orientada para objectos e usada fundamentalmente para o desenvolvimento de aplicações RIA (Rich Internet Applications ou Internet Rica). Actualmente, esta linguagem já disponibiliza a versão 3 com novos recursos e está disponível no Flash Player (plug-in encontrado em vários browsers) e também no ambiente Adobe.

ASP
Active Server Pages é uma estrutura de programação em script processada do lado do servidor para produzir conteúdo dinâmico na web. ASP é uma framework e corre em servidores Windows, através do serviço de IIS (Internet Information Service), o servidor web da Microsoft (embora também funcione noutras plataformas). Através desta tecnologia é possível aceder ainda a bases de dados.

B

B2B
Business-to-Business é a designação de portais de negócio, associados a operações de compra e venda, troca de informações, produtos e serviços através da internet, em substituição dos processos físicos que caracterizam as transacções comerciais. Estes negócios são efectuados entre parceiros, como resposta à crescente globalização do comércio electrónico, uma vez que as empresas necessitam de novos processos, capazes de satisfazer as necessidades de compra e venda de uma forma mais imediata, segura e eficaz.

B2C
Business-to-Consumer diz respeito a todo o comércio efectuado directamente entre a empresa produtora ou prestadora de serviços ao consumidor final através da internet. Este tipo de canal  de negócio valoriza a empresa perante os consumidores que o definem como uma empresa modernizada e com estratégias de evolução, factores que a tornam capaz de proporcionar produtos e serviços de qualidade.

B2E
Business-to-emplyoee, vertente de B2B e B2C, é uma modalidade do marketing voltado para o interior das organizações e empresas, onde a Internet e a Intranet permitem uma maior agilidade no acesso à informação pelos colaboradores, e o capital humano é um factor imprescindível.
Através desta plataforma são concebidos portais que disponibilizam a todos os colaboradores, de forma personalizada, o acesso a sistemas, processos e informações, internas ou externas à empresa, constituindo uma base para a comunicação entre equipas. Todavia, é necessário a existência de integração com os sistemas de Gestão Documental, Gestão Empresarial e Marketing, como por exemplo: conteúdo de negócio, conteúdo operacional, conteúdo de internet e workflow.

Backoffice
Backoffice é um termo associado a tarefas administrativas de uma empresa. Neste contexto, backoffice designa vulgarmente o gestor de conteúdos (CMS) de um site.

Browser
Os browsers têm a capacidade de ler vários tipos de ficheiros (HTML, XML, JPEG, GIF, entre outros) e trabalhar com vários protocolos de transferência como FTP, HTTPS (um versão e criptografada via SSL do HTTP). Actualmente, os browsers mais conhecidos são o IE (Internet Explorer da Microsoft), Mozzila Firefox, Safari da Apple, Opera e mais recentemente o Google Chrome.

Banners
Banners são, actualmente, a forma de publicidade mais comum na internet, seja para divulgar websites, produtos, promoções, eventos, entre outros. O seu objectivo é atrair e captar a atenção dos utilizadores através de um link.
Os banners são desenvolvidos em formato .jpg ou .gif, ou até animações em Java, Shockwave ou Flash, podendo ter várias dimensões dependendo do destaque que se pretende conferir ao banner.


C

CMS


Content Management System é um sistema de gestão de conteúdos para todo o tipo de sites. O desenho e arquitectura desta aplicação permitem total autonomia e independência no tratamento e actualização dos conteúdos do site, sem necessidade de recorrer a terceiros.
O CMS permite gerir todo o tipo de objectos comuns de Internet, incluindo e-commerce, formulários, catálogos de produtos, notícias, registo de utilizadores, estatísticas, pagamentos online, entre outros,  tendo sempre como orientação a linha gráfica e as necessidades específicas de cada projecto.

CSS

Cascading Style Sheets é uma linguagem de estilos usada para definir a apresentação das páginas escritas em HTML e XML. Vulgarmente conhecidas como folhas de estilo, a sua principal função é a separar o estilo do conteúdo das páginas. Este procedimento é baseado na criação de um link para a página que contém os estilos a aplicar. Assim, sempre que se quiser alterar um aspecto visual de um site basta apenas alterar no ficheiro CSS, dado que essa alteração irá ter efeito com todo o site onde os estilos se aplicam. Desta forma, evita-se a mistura no HTML dos códigos de formatação e conteúdo textual. As normas do CSS podem ser obtidas no site da W3C, um consórcio de empresas que pretendem estabelecer padrões para a internet.

Cache

Cache é um bloco de memória que armazena temporariamente dados com grande probabilidade de ser acedidos novamente, de modo a aumentar a rapidez com que são acedidos. Os browsers mais populares criam um espaço no disco para utilizar como cache para que as páginas web já visitadas pelo utilizador fiquem guardadas e possam ser consultadas rapidamente.
Cookies são pequenos ficheiros de texto trocados entre o browser e o servidor das páginas, que ficam gravados no computador. Enquanto o utilizador navega na internet, alguns sites têm necessidade de gravar estes ficheiros no seu computador, os quais posteriormente utilizam essa informação dos cookies para personalizar os conteúdos (as páginas) que lhe são apresentados, ou para reunir dados sobre o perfil dos utilizadores.
 Quando se entra num site e já não é necessário digitar a password, porque esta ficou gravada numa visita anterior, foi executado um cookie porque esta informação já estava memorizada no computador.

CRM

Customer Relationship Management ou CRM significa Gestão do Relacionamento com o Cliente, uma classe de ferramentas que automatizam funções de contacto com o cliente. Trata-se de sistemas informatizados com o objectivo de colaborar com as empresas a criar e manter um bom relacionamento com os clientes, armazenando a informação de forma inteligente.
O sistema CRM possui uma abordagem que coloca o cliente no centro dos negócios, de modo a perceber e antecipar as necessidades de clientes actuais e potenciais, de forma a tratá-las da melhor forma. Esta é, sem dúvida, uma estratégia de negócio moderna que, posteriormente, se funde em soluções tecnológicas. Trata-se portanto de um sistema de gestão focalizado no cliente, constituído por um conjunto de procedimentos organizados e integrados num modelo de negócio. 


DOMÍNIO
Domínio é o nome/caminho que serve para designar um endereço na internet. Além do nome existe ainda um sufixo que pode ser associado ao país (exemplo: .pt), empresas (.com) e organizações não governamentais (.org), entre outros.
DNS 
DNS ou Domain Name System  (sistema de nomes de domínios) é um sistema gestão de nomes em que cada domínio possui um registo que define o endereço de IP do servidor que aloja esse sitio na web ou o IP do servidor de email a que corresponde esse domínio.
DOWNLOAD
Download significa descarregar. Trata-se, portanto, da transferência de informação entre um computador remoto e o computador do utilizador, ligados através de uma linha de transmissão de dados.
DHTML
DHTML ou Dynamic HTML, é a união das tecnologias HTML, Javascript e uma linguagem de apresentação, como folhas de estilo CSS, de modo a permitir que uma página de internet seja alterada directamente na máquina do cliente, sem necessidade de aceder ao servidor web.

Esta tecnologia proporciona um controlo sem precedentes sobre a apresentação dos conteúdos das páginas Web, possibilitando ainda incluir animações directamente no código HTML, estabelecendo novas formas de interacção e movimento na internet a baixo custo.
E
E-Business
É um termo acrónimo do inglês – Electronic Business - utilizado para se referir a negócios realizados através de meios tecnológicos de informação e comunicação, usualmente na Internet. Estes negócios permitem aproximar as empresas dos seus fornecedores e parceiros, satisfazendo de forma mais eficaz as necessidades e expectativas dos seus clientes.

O e-business tem como aplicação a criação de sistemas capazes de promover a comunicação e o negócio entre empresas, agilizando os processos de compra e venda entre as mesmas, ou apenas de troca de informação. Poderá envolver transacções económicas, processamento de encomendas, gestão financeira (de que é exemplo os sistemas de homebanking), entre outros. Estes processos podem ainda ser agilizados através da integração com softwares de gestão dos clientes (ERP, CRM…), o que possibilita a sincronização da informação disponibilizada online.  

E-commerce, por exemplo, é uma forma de e-bussiness porque se focaliza na utilização das tecnologias de informação potencializando os negócios. Na prática, o e-business é mais do que o e-commerce, dado que possui um âmbito mais estratégico sobre as capacidades do uso de meios electrónicos, enquanto o e-commerce é uma parte de uma estratégia alargada de e-bussiness, direccionada para as vendas.

Com o mesmo significado que comércio electrónico, consiste na compra e venda de produtos/serviços pela internet. O número de negócios realizados através deste meio de comunicação tem crescido substancialmente, desde que a internet se tornou cada vez mais comum no quotidiano das pessoas e empresas.

E-Comerce
O comércio electrónico relacionado com parceiros de negócio refere-se ao conceito de Business-to-Business ou, na sua forma abreviada, B2B. Pode ser uma ferramenta disponível a todas as partes interessadas ou através utilizadores/parceiros definidos previamente. Por outro lado, todo o comércio electrónico direccionado para os consumidores designa-se por Business-to-Consumer ou B2C.

Genericamente, o e-commerce é considerado a matéria de venda do e-business, consistindo também na troca de informação financeira que facilite as transacções financeiras.

Extranet
Extranet designa um canal de negócios que é uma extensão do software de gestão da empresa para o exterior, estabelecendo uma ligação entre o sistema informático (ERP, CRM,...) e os seus clientes, parceiros e fornecedores. Este sistema que suporta ligações directas a múltiplas bases de dados, é ainda capaz de efectuar cálculos e fórmulas, disponibilizando informação como stocks, contas-correntes, encomendas, contabilidade, entre outras, de acordo com as necessidades de cada cliente e de forma controlada.

Funciona como uma extensão da empresa de forma segura e alargada, constituindo-se um verdadeiro portal de negócios de elevado potencial. Esta plataforma B2B permite redução de custos para as empresas, automatização de processos, acesso condicionado à informação através de autenticação, podendo ser um forte canal de vendas para as empresas.
E-Marketing 
Por e-marketing entende-se um conjunto de técnicas utilizadas para realçar e dinamizar a presença de um empresa na internet. É de extrema importância a divulgação dos sites nos motores de pesquisa e a sua optimização para que os resultados sejam apresentados entre os primeiros lugares, daí que sejam integradas técnicas de SEO (Search Engine Optimization) e indexação dos websites em vários directórios.
As estratégias de e-marketing podem ainda ser denominadas de marketing na internet e webmarketing, e estão relacionadas com o conceito de marketing na internet, sendo uma ferramenta activa na captação de potenciais clientes e fidelização dos actuais.  

As ferramentas de e-marketing podem ser variadas:

  • Websites institucionais
  • Websites promocionais e/ou temporários
  • SEO (Search Engine Optimization)
  • SEM (Search Engine Marketing): acções de links patrocinados
  • E-mail Marketing
  • Acções de Web 2.0 e colaborativas: blogs, videoblogs, forúns, entre outros.

Email Marketing

Trata-se do uso do email como uma ferramenta de marketing directo. Hoje em dia, as campanhas de email marketing ou newsletters são cada vez mais importantes e prioritárias para as empresas, dado que estabelecem uma nova forma de comunicação com clientes e parceiros. As campanhas de email marketing são proactivas, interactivas e segmentadas, podendo os resultados ser acompanhados estatisticamente.

O email marketing pode ser usado para comunicar notícias, artigos e comunicados, promoções, convites e informação sobre eventos, agradecimentos e até como ferramenta de prospecção comercial.

E-mail

 E-mail, email ou correio electrónico designa mensagens enviadas através de sistemas electrónicos de comunicação. O termo aplica-se não só aos sistemas que utilizam a internet através do protocolo SMTP, mas também a intranets permitindo a troca de mensagens e informação dentro de uma empresa.

ERP

ERP designa Enterprise Resource Planningferramentas de gestão que integram as actividades e processos de uma empresa num único sistema. Os ERP’s são plataformas de software desenvolvidas para incluir os diversos departamentos de uma empresa, o que possibilita o armazenamento de todas as informações de negócios.

Os sistemas ERP são cada vez mais utilizados pelas empresas, dadas as suas reconhecidas vantagens. Permitem integrar informação sobre clientes, facturação, produtos, gestão de stocks, entre outras funcionalidades. A integração desta ferramenta com os gestores de conteúdos dos websites favorecem a concentração da informação numa única ferramenta, possibilitando rentabilização de tempo e outras formas de negócio, como é o caso do e-commerce. 



FLASH

Flash (ou Adobe Flash após aquisição da Macromedia Flash) é um software usado para o desenvolvimento de animações que podem funcionar nos browsers Web ou noutro tipo de suporte (exemplo, cd-rom de jogos), através do uso de tecnologia vectorial. Os ficheiros de Flash possuem extensão .swf (Shockwave Flash File), podendo ser visualizados nas páginas de internet através do Flash Player (leve aplicativo gratuito e apenas de leitura da informação).

Esta tecnologia é usada para a criação de banners publicitários e/ou temáticos, podendo-se também desenvolver websites inteiramente em Flash devido aos avanços na linguagem ActionScript, que é a linguagem de programação utilizada em aplicações de arquivos, embora este projectos devam ser alvo de uma atenta análise, dado que os ficheiros .swf dificultam o posicionamento nos motores de busca. 

FTP

FTP design File Transfer Protocol, e refere-se ao protocolo de transferência de ficheiros. Pode referir-se não só ao protocolo em si, mas também ao programa que implementa o protocolo (servidor FTP). É o protocolo mais usado para carregar e descarregar ficheiros e, especialmente, programas, de e para computadores remotos ligados entre si através do protocolo TCP/IP, tal como a internet. Este protocolo permite também aos utilizadores executarem comandos num sistema remoto.

FRAMEWORK

Framework é um conjunto de estruturas e conceitos agregados, projectados com o objectivo de produzir sites dinâmicos, serviços web e aplicações. Uma framework pode atingir uma funcionalidade específica, por configuração, durante a programação de uma aplicação. As frameworks têm várias vantagens como redução no tempo de desenvolvimento, código testado, estrutura organizada, extensibilidade, entre outras.

G

GIF

GIF é a sigla para Graphics Interchange Format, um formato de imagem bitmap (mapa de bits) mais usado na web não só para imagens fixas como para animações, uma vez que contêm a descrição de cada pixel, em oposição a gráficos vectoriais. Tal como o JPEG, é dos formatos mais populares e possui extensão .gif

GOOGLE

Google é uma empresa norte-americana distribuidora de serviços online. O seu primeiro serviço e mais conhecido foi o Google Search, o motor de busca mais conhecido do mundo, criado a partir de um projecto de dois estudantes.

Actualmente, a Google fornece inúmeros serviços online, sendo a maioria gratuitos, tal como e-mail, edição e criação de álbuns fotográficos, rede social, comunicação instantânea, ferramentas de pesquisa especializada, entre outros. Gmail, Google Maps e Google Earth são alguns dos serviços, sobejamente conhecidos, prestados por esta empresa. O serviço Google Adwords é aquele que gera mais receitas, através da publicidade online dos links patrocinados.