quarta-feira, 2 de março de 2011

GERAÇÃO NET


Embora o consenso quanto à forma de denominar diferentes gerações ainda não seja uma realidade, é possível descortinar diferenças psicológicas importantes relacionadas com a variável “geração”.
Esta teoria baseia-se no facto de que as características tecnológicas e económicas do meio onde os indivíduos estão inseridos, influenciam as suas experiências sociais o que acarreta um enorme impacto ao nível psicológico (Howe e Strauss, 1997; Twenge, 2006; Tapscott, 1997).
Segundo Strauss e Howe (1997), os estudantes universitários com idades compreendidas entre os 18 e os 24 anos, fazem parte de uma geração denominada como Geração Net.

Este tipo de indivíduo, designado por Prensky (2001) como Nativo Digital foi precocemente exposto a um mundo onde a internet desempenha um papel quase vital e onde existem, ao alcance de quase todos, serviços como o uso de vídeo na internet (Youtube), os Blogues ou as Redes Sociais que influenciam e têm um tremendo impacto no desenvolvimento psicológico destes indivíduos e que conduz inevitavelmente a alterações sociais significativas.
A mudança tecnológica que ocorreu na internet com o aparecimento das ferramentas de Web 2.0 veio comprovar de facto esta teoria, já que os individuos que pertencem à Geração Net têm sido expostos a todo o tipo de tecnologias digitais na globalidade do seu quotidiano o que influencia a forma de estabelecer relações interpessoais e a forma como observam e interagem com o mundo que os rodeia.
De acordo com Prensky (2001), o impacto da tecnologia na Geração Net manifesta-se em comportamentos e atitudes como:
Capacidade para desempenhar diversas tarefas em simultâneo;
Preferência vincada para a construção activa de conhecimento, e reduzida tolerância a ambiente “instrutivos”;
Baixa tolerância a atrasos na comunicação;
Perfeito conhecimento de ambientes interactivos e facilidade em assumir o papel de actores, e não apenas de espectadores.
Numa sociedade ocidentalizada, em média, uma pessoa da Geração Net que esteja a festejar o seu 21 aniversário, terá (Frye Institute, 2005):
- Passado 10,000 horas a jogar computador;
- Visto 20,000 horas a ver televisão ;
- Usado o seu telemóvel durante muitos milhares de horas;
- Recebido 200,000 mensagens de correio electrónico;
O mesmo estudo refere, no entanto, que as pessoas desta geração terão passado menos de 5,000 horas a ler…

5 comentários:

  1. O uso excessivo de computador deveria ser considerado um vício e incluído na lista de distúrbios clínicos. Já existem clínicas norte-americanas, que propõem curar este tipo de vício.

    ResponderEliminar
  2. será que a acupuntura tem resposta para isto?

    ResponderEliminar
  3. Na China utilizam a acupuntura. A maior comunidade de internautas do mundo, mais de 250 milhões.

    ResponderEliminar