sexta-feira, 15 de abril de 2011

Social Bookmarking


Social bookmarking pode ser definido como a “prática de guardar bookmarks para um sítio Web” (Lomas, 2005). Ou seja, é a prática de “salvar” endereços Web no computador de forma a serem visitados no futuro.

As ferramentas de social bookmarking mais divulgadas são o Delicious que colecciona, cataloga e partilha recursos Web e o Flickr que está mais orientado para a compilação e partilha de imagens.

Uma tag não é mais do que uma palavra-chave anexada a um objecto digital (um site, uma imagem, um vídeo) e que o descreve informalmente. “Tagging é o acto de criar tags para catalogar recursos” (Anderson, 2007)

Assim, o social bookmarking vem permitir que o utilizador mantenha online um conjunto de links pessoais – as tags – em tudo semelhante aos favoritos do browser mas que difere na particularidade de ficarem acessíveis para os outros utilizadores da Web.

É também possível conhecer quantas pessoas usaram uma determinada tag e procurar todos os recursos catalogados com essa mesma palavra-chave.

Fonte:Del.icio.us: uma ferramenta da Web 2.0 ao serviço da investigação em educação

Sem comentários:

Enviar um comentário