Social bookmarking pode ser definido como a “prática de guardar bookmarks para um sítio Web” (Lomas, 2005). Ou seja, é a prática de “salvar” endereços Web no computador de forma a serem visitados no futuro.
As ferramentas de social bookmarking mais divulgadas são o Delicious que colecciona, cataloga e partilha recursos Web e o Flickr que está mais orientado para a compilação e partilha de imagens.
Uma tag não é mais do que uma palavra-chave anexada a um objecto digital (um site, uma imagem, um vídeo) e que o descreve informalmente. “Tagging é o acto de criar tags para catalogar recursos” (Anderson, 2007)
Assim, o social bookmarking vem permitir que o utilizador mantenha online um conjunto de links pessoais – as tags – em tudo semelhante aos favoritos do browser mas que difere na particularidade de ficarem acessíveis para os outros utilizadores da Web.
É também possível conhecer quantas pessoas usaram uma determinada tag e procurar todos os recursos catalogados com essa mesma palavra-chave.
Fonte:Del.icio.us: uma ferramenta da Web 2.0 ao serviço da investigação em educação
Sem comentários:
Enviar um comentário